Que doçura de filme, Gente !
Mãe, filha e avó passam por seus processos de amadurecimento. Mergulham sem querer, em questões sobre si mesmas e como se adaptar a novas situações sem abrir mão de quem são e do que desejam
Margaret, 11 anos (a filha) tem que se mudar com a família, ao mesmo tempo em que começam suas mudanças do corpo e mente da pré adolescência. No processo de se adaptar buscava aprovação e amizades (comum na adolescência) e sentia as cobranças em relação a seu corpo e posturas exigidas para uma menina/mulher na época que a faziam se sentir insegura demais. Além de tudo isso teve que aprender a viver longe da avó paterna. Ela passa a conversar com Deus e assim consigo mesma também.
Bárbara, a mãe (Rachel McAdams) passa por um processo de tentar ser a mulher dona de casa, de se adaptar ao novo lugar que era muito diferente de onde veio. Ela também busca reconectar-se com a família, mas sem sucesso. Para agradar, abriu mão de seus desejos e por isso sentia-se infeliz. Quem de nós mulheres, nunca passou por isso ? Poucas de nós não tivemos dificuldades de dizer não e de não se sentir mal por não ser a mulher perfeita e habilidosa com a vida doméstica.
Então ela decide voltar a trabalhar e deixa de fazer as coisas com as quais não se identificava.o que é libertador.
Já a avó Sylvia Simon( Kathy Bates). teve que se acostumar a viver longe do filho e da neta e assim repensar o sentido da sua vida e seus desejos. A princípio se revolta, inclusive trata mal sua nora ( um clássico). Logo começa a se permitir viver novas experiências amorosas , de lazer e autocuidado.
Ambas sentem-se cansadas e tristes durante esse processo de amadurecimento, principalmente mãe e filha, mas vão encontrando suas próprias saídas.
É lindo ver como a mãe consegue acolher sua filha dando espaço, aos poucos, para ela se abrir. Ao mesmo tempo que preserva a filha de problemas do mundo adulto.
É um filme que me fez revisitar momentos do meu desenvolvimento e da minha relação com as mudanças da vida de maneira mais leve.
O filme está disponível na Amazon Prime e se chama : Crescendo Juntas Direção: Kelly Fremon Craig 2023 disponível na Amazon Prime
Direção: Kelly Fremon Craig 2023