Relacionamento abusivo é aquele em que uma das partes exerce poder sobre o outro através de abusos seja psicológicos, sexuais, físicos. Ele pode acontecer em relações amorosas independente de orientação sexual, em relações de amizade e familiares. Vou exemplificar aqui as relações amorosas heterossexuais. Os abusos, tendem a começar mais discretos e depois vão escalonando, ou seja, vão ficando mais destrutivos e frequentes. Pode ser que inicialmente, sejam abusos psicológicos mais discretos, mas que ao longo do tempo passam a ser mais cruéis e depois podem haver abusos e físicos e sexuais, por exemplo.
Muitas vezes é difícil de identificar os abusos, pois alguns comportamentos abusivos são normatizados socialmente como ciúme excessivo que é entendido como amor.
Características
Geralmente, o inicio da relação abusiva é maravilhoso, o abusador se mostra muito romântico, carinhoso oque chamamos de Love bombing. Porem, ao mesmo tempo, ele tenta controlar, mesmo que discretamente, querendo saber a todo momento onde a parceira esta, ou tentado modificar seu jeito de ser com a desculpa de querer o melhor para ela e para relação.
As criticas e modo de controlar vão aumentando deixando uma mensagem de que se a parceira não agir como o esperado a relação terminará ou que haverá uma briga. O abusador parece nunca estar contente ou confiando na mulher. As criticas tem sempre um tom de diminuir e até humilhar, o que vai minando a autoestima da vitima ao ponto de a fazer se questionar sempre a forma como esta agindo e buscar fazer de tudo para não ocasionar uma briga e por fim começa acreditar que não é digna de amor.
As brigas são frequentes e seguem um ciclo que começa com um período de tensão seguidopor brigas e/ou agressões e lua de mel fase em que o abusador se desculpa e trata muito bem a vitima.
Sinais
Trago aqui só alguns sinais de que você possa estar numa relação abusiva. Eles ajudam a perceber, mas pode confiar na sua intuição também. Se algo te diz que tem algo errado, geralmente tem sim.
1- Você sente que esta sempre pisando em ovos, com medo de fazer algo que cause uma briga;
2- As brigas são sempre culpa sua;
3- Ele grita;
4- Sempre faz criticas;
5- Ele é muito ciumento;
6 – Seus desejos/ opiniões geralmente são desconsiderados;
7- Você não se sente respeitada;
8- Ele te faz se sentir insuficiente;
9 – Ele não gosta dos seus amigos e familiares ;
10- Ele já te agrediu
Pare pra pensar se sua autoestima era melhor antes de relacionar com essa pessoa. Pare pra observar como de fato se sente nessa relação. Sente que precisa ajudá-lo a mudar ?Sente que ele age assim por culpa sua? Sente que pode estar exagerando? Mulher, somos ensinadas desde sempre que temos que ter paciência e que as relações são responsabilidade nossa fazer dar certo. Isso tudo é mentira. Respeito, amor e valorização não podem ser ensinados e muito menos cobrados, precisam ser genuínos. Relacionamento tem que ser leve, tem que te ajudar a ser melhor dentro da tua essência tem que ser um espaço de confiança e onde você possa ser você mesma. Se você identificou estar numa relação abusiva, busque ajuda !! Sair de uma relação assim não é nada fácil, pois destrói a autoestima gerando ansiedade, medo e depressão. Converse com seus amigos e familiares de confiança sobre o que esta passando, se aproprie da situação, por mais dolorido que seja. E lembre-se que a culpa não é sua.