
Reflexões sobre a série adolescência
Essa série me deixou com a sensação de que precisamos cuidar mais dos nossos adolescentes, seja na relação com eles, seja com os exemplos que damos. É urgente pensarmos nos efeitos negativos dessa masculinidade tão danosa para homens e mulheres. Os meninos são ensinados a odiar as mulheres desde cedo. Através de frases que parecem inofensivas como: : “vc joga feito uma menininha” “homem não chora” e por aí vai. Jamie é um caso extremo, mas há muitos jovens cometendo e sofrendo violências de gênero por aí. Há muitos jovens se sentindo invisíveis, desamparados e buscando afeto. Há muitos pais e mãe perdidos sem e saber como lidar com os filhos nessa fase tão complexa.
Alguns pontos que me chamaram mais atenção:
1- Adolescentes precisam de amparo e de supervisão
Precisam de diálogo(ainda que se mostrem resistentes a isso), precisam de afeto, de validação e do interesse dos adultos. Muitos se sentem invisíveis, insuficientes para os pais e para o mundo.
Será que Jamie já não tinha se mostrado afetado emocionalmente?
Outra forma de amparo são os limites tão necessários.
Ainda precisam de certa supervisão, apesar de ser preciso encontrar o limite entre a supervisão e a invasão. As redes sociais tem sido um perigo para os jovens. Nem sempre estar em casa significa estar seguro.
Seja por conta se grupos de violência ou por pressão estética e de estilo
Sem cuidados e sem supervisão, os adolescentes se sentem desamparados e adoecem. O caso da série é um extremo, a maioria desenvolve depressão, ansiedade, baixa estima..
2- Os efeitos negativos da masculinidade
Jamie se espelha no pai, que apesar de ser dedicado e amoroso é distante e tem dificuldade de falar sobre emoções e de dar limites. Me espanta como ele não explodiu quando viu o que Jamie fez. Por outro lado, sentia vergonha dele quando ele não ia bem nos esportes, o que é esperado de um menino. Havia um buraco entre os dois.
Como marido ele causa medo na esposa e na filha, como se fosse explodir a qualquer momento. Parece que tudo tem que ser do jeito dele isso é característico da masculinidade.
Além do pai, claro que também teve exemplos na escola e em outros ambientes. Seus amigos também pensam como ele. É uma questão enraizada socialmente.
Tudo isso afastou Jamie do seu pai e dele mesmo e o aproximou dos Incel e do ódio as mulheres.
3- O bullying
Bullying que agora se estende para cyberbullying tem efeitos drásticos na vida de adolescentes e crianças, mina a autoestima, gera raiva, fobia social, traumas.
É algo que precisamos sempre combater e amparar aqueles que passam por isso. Quanto mais amparados em casa e pela escola , melhor os jovens lidam com o bullying. É preciso entender que não é uma brincadeirinha inofensiva.